Quem sou eu

Sou Bacharel em Turismo, e mãe da Sarom, quem eu desejei por muito tempo e que nasceu, em 14 de abril de 2011.Desde então o meu mundo se tornou mais dinâmico e ao mesmo tempo, leve.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Não subestime o choro de um bebê

Por estes dias passei por situações dificeis com a Sarom.Ela começava a chorar de uma hora para outra.Não era fome, não era dor de ouvido, não era fralda suja, não era nenhum motivo aparente.
A pequena dormia cerca de cinco horas por dia!!
Fui buscar a opinião do pediatra, pois todos me diziam que era birra.
Eu me sentia muito confusa.Sou mãe de primeira viagem,desejei muito ter minha filha, e agora eu ouço que ela é um bebê birrento!! Como assim?Ela só tem quatro meses!!
No consultório do pediatra, depois de relatar toda minha nagústia a ele, eis que ouço que minha filha está passando por "uma fase".É assim mesmo, dizia o pediatra."Nada de mais", daqui a pouco passa." Não pode pegar no colo toda hora!!" "as vezes você vai ter que DEIXAR CHORAR PRA APRENDER!! "é normal bebês dormirem tão pouco assim"(Oi?!)
Minha filha chorava apenas o dia inteiro!!!!Eu a deixava no carrinho para ir ao banheiro, e em menos de cinco minutos ela já começava o berreiro.Um caos.
Foi então que eu precisei buscar mais ajuda.Fui em outro pediatra e fiz uma pesquisa bem profunda no quesito CHORO de bebês.
Ainda no consultório do pediatra,ouvi que o motivo dos choros intensos era a falta de sono!!Mas e então, como fazer a Sarom dormir??Parecia algo tão abstrato.Foi então que li muito sobre o assunto.
Li muita coisa.Muitas dicas boas.Muitas não funcionaram, outras eu abomino.
Li em um site que crianças precisam aprender a dormir sozinhas!!Isso se refer a bebês nos primeiros meses!!#choquei.
O site dizia assim: Deixe a criança sozinha no quarto para que ela aprenda a dormir.Você pode ir ao quarto dela de vez emquando,mas volte imediatamente para o seu.
Nem cogitei esta alternativa.
Em contrapartida li ,não me lembro a fonte, que crianças sofrem de sobrecarga.
Achei o tema muito interessante e fui pesquisar a respeito.
O resultado é este: Bebês  PRECISAM dormir aproximadamente 11 horas durante a noite e dormir mais uma soneca, cerca de uma hora e meia durante a manhã, mais uma hora e meia durante a tarde para que o corpo precise descansar.
Bebês que não dormem bem, ficam muito elétricos,o que causa uma sobrecarga de informações e cansaço para a mente dos pequenos.
Mais: Bebês já se distraem facilmente com a decoração e a rotina da casa,sendo assim, não precisam de maiores estímulos como brinquedos coloridos.
Outro grande equívoco que eu cometi era deixar a Sarom muito tempo no meu colo enquanto eu estava no computador.Mal sabia eu que a tela do monitor faz com que o cérebro fique ainda mais estimulado.
O que isso tem a ver com o sono?? Simples. Para dormir, não basta apenas fechar os olhos e esperar.Precisamos sentir o sono.Para nós adultos, parece até f´cail,porém para recém nascidos, a parte de se entregar a uma simples sonega é bem mais trabalhoso do que podemos imaginar.
Bebês não sabem dormir por eles mesmos.Sendo assim, precisamos de estimulá-los a dormir.
Aqui estão algumas dicas que eu testei e deram certo:

1º) Desestimule o bebê.Isso significa diminuir a luz do quarto,e também os sons mais altos, como televisão e rádio.

2º) Verifique a fralda para que o bebê durma mais confortável.Verifique também a roupa.Pode ser interessante colocar um pijama nele.Parece engraçado??Não é.Funciona mesmo,uma vez que eles conseguem associar a roupa ao sono.

3º) Amamente.Além de deixá-lo de barriguinha cheia, o bebê ainda se sente confortávvel no colo da mãe.

4º) Depois da barriguinha cheia e colocar o bebê para arrotar,balance-o.O balançar do corpo da mãe,lembra o ritmo que o bebê sentia ainda dentro do útero.Ande pela casa,balance,dance.Loucura?????? Também pensei quando li,mas acredite: funciona meeesmo!!

5º) A dica mais importante: se entregue a este ritual de ninar o bebê.Ele precisa de sentir descansado e confortado para dormir.Bebês que se sentem ameaçados ou amendrontados pelo estresse materno, tendem a se manter muito mais ligados por medo de serem até abandonados pela mãe!!

6º) Dê muito carinho para seu bebê.Muitas das vezes, dar carinho vai muito além de afagar o bebê.Significa as vezes, abidicar de você mesma.Não é fácil.Não é uma técnica que dará resultados em 10 minutos.porém com paciência e amor,logo logo o bebê passa a "entender e obedecer" esta rotina de sono e dar um tempinho para a mamãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário