Quem sou eu

Sou Bacharel em Turismo, e mãe da Sarom, quem eu desejei por muito tempo e que nasceu, em 14 de abril de 2011.Desde então o meu mundo se tornou mais dinâmico e ao mesmo tempo, leve.

sábado, 13 de agosto de 2011

A batalha pela amamentação

Ontem foi dia de consulta com o pediatra.o motivo de ter marcado a consulta era o sono da Sarom, ou melhor, a falta dele.
A minha filha estava dormindo por volta de meia noite e acordando as cinco da manhã super desperta!!Durante o dia conseguia dormir meros  vinte minutos n meu colo, e quando eu a colocava no berço, ela acordava repentinamente e ficava muito estressada, além de chorar um choro muito intenso e "sofrido".
Assim, eu a pegava no colo, e ela já se acalmava,não precisava de oferecer o "mamá", nem nada disso.Foi aí que comecei a imaginar que pudesse ser algum tipo de "manha" ou falta da mamãe.
Esta situação começou a se agravar a partir do momento em que eu não tinha mais liberdade para fazer nada, absolutamente naaaada , sem que minha filha chorasse.
Fui em um pediatra.Na semana mundial da amamentação,como já falei em outro post.Naquele dia fui elogiada pelo peso da Sarom, a qual estava com cinco quilos, e três meses de vida.Segundo o pediatra, o motivo de pouco sono e muito choro, seria por ela ser uma criança mais desenvolvida que outras,e que isso era normal.
Confesso que até acreditei em tudo isso, e tentei me conformar em ir pra cama por volta de uma e meia da manhã e estar de pé as 8 do dia seguinte.Porém passaram-se alguns dias e a situação se agravou um pouco mais, já que além do estresse da minha filha, eu também já estava ficando com a paciência, o raciocínio e reflexos abalados.
Diante dessa situação, resolvemos( eu e o Alex) procurar outro médico.Este avaliou a Sarom,expliquei sobre o choro e a falta de sono.Ele a pesou.E para desespero de mãe, ela não havia ganhado sequer 200 gramas desde 15 dias!!
O pediatra muito cavalo e sem coração direto que o motivo de choro e falta de sono da minha filha estava relacionado diretamente ao peso dela.Isto é, a Sarom estava a baixo do peso ideal!!!#mataamãe!!
Acompanhem o diálogo:
-Pediatra sem coração e sem informação: Mãe, sua filha está abaixo do peso.darei uma semana para mudar o quadro.Volte na próxima sexta para averiguarmos.caso a sua filha não tenha nenhum ganho de peso ENTRAREMOS(SEM PERGUNTAR MINHA OPINIÃO) com complemento!! Pois seu leite está ficando FRACO(oi?!) para sua filha!!
-Mãe com coração partido:Sim(..)(segurando para #nãochorar,#nãosaircorrendo,#nãoensinarboasmaneiraparaomédico).
Sai daquele consultório me sentindo uma péssima mãe e imaginando como pode ser isso de não conseguir sequer amamentar um bebê de quatro meses!!!
Mas aí, como me considero uma mãe bem informada que não fica "engolindo" tudoo que um médico diz, resolvi fazer da minha maneira,isto é, ouvir meu coração!!
Sendo assim, vejam como seria o diálogo APROPRIADO para a situação:
-Pediatra humano:  mãe,vejo que o peso da sua filha está um pouco abaixo do recomendado.Talvez, ele esteja relacionado com a falta de sono,choro,ou alimentação.
-A Srª amamenta apenas no peito?
-de quanto em quanto tempo?
-A criança suga bem?
-Ela chora muito para mamar??
-a Srª gosta de amamentar??
-Sente alguma dificuldade??
Se a resposta da mãe for "EU AMO AMAMENTAR, E QUERO AMAMENTAR EXCLUSIVAMEEEENTE ATÉ OS SEIS MESES".Ele poderia continuar o diálogo assim:
-Pediatra Humano: Vamos fazer o seguinte então:Durante esta semana, a srª precisa se atentar mais quanto aos períodos de mamadas de sua filha filha, observando o interessse e tempo como ela mama.
-Ofereça o peito mais vezes no dia.Assim, vamos fazer de conta que se trata de um bebê prematuro que precisa ganhar peso.Amamente-a de duas em duas horas.Dê mais atenção,mais carinho.
-Nesta semana, dedique-se mais a um ritual de sono para sua filha.
-Cuidado com os estímulos! Pode ser que ela esteja muito agitada, e que por isso não consiga dormir!
Infelizmente não ouvi nada disso do médico.Felizmente quem disse foi meu coração de mãe.
E agora estamos assim,numa batalha pela amamentação exlusiva até os seis meses,batalha pelo ganho de peso.A torcida por aqui está pequena, já que toda a família é a favor da mamadeira!
De uma coisa tenho total certeza:com minha dedicação e com a ajuda de nosso senhor Jesus Cristo, iremos vencer(eu e a Sarom) mais esta batalha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário