Quem sou eu

Sou Bacharel em Turismo, e mãe da Sarom, quem eu desejei por muito tempo e que nasceu, em 14 de abril de 2011.Desde então o meu mundo se tornou mais dinâmico e ao mesmo tempo, leve.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Está na hora de escovar os dentes!!

                                         

Bom, eu não sou dentista.Porém hoje vim aqui para dar algumas dicas para vocês,mamães,papais e familiares que convivem com os pequenuxos, de como manter uma dentição perfeita( ou quase perfeita) desde o nascimento dos primeiros dentinhos.
Trata-se de um tratamento existente aqui no Brasil,em vários Estados, municípios, e posso te garantir,é super simples deste tratamento chegar até a sua casa.
Para dar início a este tratamento quase milagroso, você vai precisar destes aparatos abaixo:
Escova de dente e creme dental
                                           
É isso mesmo,uma escova de dente e creme dental.Faltou também,um outro item também muito importante que é o fio dental.Mas quero primeiro falar dessa dupla aí de cima.
É muito importante ensinar à criança como é que s faz uma higienização correta dos dentes.Crianças de aproximadamente cinco anos de aidade ainda não possuem coordenação motora para escovarem os dentes sozinhas!
Atenção mamães!Até esta idade ou mais, é necessário que um adulto FAÇA a escovação para esta criança ao menos uma vez POR DIA. Sei que todas as mamães tem suas ocupações diárias e tal,mas é recomendado pelos dentistas, que ao menos a escovação NOTURNA( que é a mais IMPORTANTE), seja executada por um adulto.
Outra informação que muitos ainda desconhecem é que a higienização oral, se inicia muito cedo, quando a criança ainda é um bebê. A técnica usada aqui, pode ser um pedaço de gaze ou mesmo a fralda de pano do bebê, umedecida em água.
Após cada mamada, você  enrola esta gaze no seu dedo, e suavemente, passa por dentro da boca do bebê, contornando toda a gengiva.
Quando começam a nascer os primeiros dentinhos, pode-se usar também as dedeiras
                                      
                                         
Você encaixa a dedeira no seu dedo indicador, e delicadamente escova o dentinho. Não há necessidade anda de fazer o uso de creme dental, posto que o bebê só se alimenta de leite.
Já quando se inicia três ou mais dentinhos, já pode-se usar o creme dental. Se a escovação for efetuada da maneira apresentada aqui,isto é, POR UM ADULTO, o creme utilizado pode conter flúor.Com a utilização deste, faz-se necessário cuidados para que a criança não tenha fluorose.Este é um cuidado simples, basta que você coloque uma quantidade bem pequena (o tamanho de um grão de arroz é suficiente) de pasta na escova.
Uma sugestão para conseguir fazer esta escovação, é deitar a criança no seu colo,para que ela fique numa posição de conforto, enquanto você faz a escovação.
Sobre técnicas de escovação, vou falar em outro post,pois o assunto é um pouco longo.
O que quero chamar a atenção aqui neste post é que O PODER de EVITAR a formação de cáries, é 100% da pessoa que faz esta escovação na criança.
Aaaaaah, e posso ser sincera? Numa boa,esta historinha de que "meu filho tomou muito antibiótico e foi isso que estragou os dentes dele", não cola mais, PRA NENHUM DENTISTA,viu?
Está mais do que comprovado que  o que causa cáries nos dentes, é o alto consumo de açúcar, seguido da falta de higienização.
Outra questão importante é QUANDO escovar os dentes. O recomendado é escovar o dentes após as refeições,e evitar dieta rica em açúcar nestes intervalos.Ou seja,se você faz a escovação correta, e logo após come um bombom,por exemplo,a eficiência da sua escovação já foi pro lixo!
Do contrário, se houver a correta escovação, os dentes da criança serão bem saudáveis, o que muito provavelmente significa DENTES SEM CÁRIES por longo tempo.
A escovação  eficaz nas cianças,depende do auxílio dos pais
                             

É interessante que desde e pequena, a criança tenha contato com dentistas, para que elas saibam que estes profissionais trabalham para o bem-estar dos dentinhos.
Até o próximo post!

                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário