Quem sou eu

Sou Bacharel em Turismo, e mãe da Sarom, quem eu desejei por muito tempo e que nasceu, em 14 de abril de 2011.Desde então o meu mundo se tornou mais dinâmico e ao mesmo tempo, leve.

domingo, 12 de maio de 2013

Comemoração do dia das Mães nas escolas





Bom, como a minha filha ainda não frequenta escolinha,ainda não presenciei(do ponto de vista da maternidade) uma apresentação do dia das mães.Porém analisando algumas cenas sobre o assunto,eis que cheguei a uma conclusão, talvez um pouco radical: "Eu NÃO sou a favor destas comemorações nas escolas.
Explico.Queridas pessoas do bem, para uma mãe que está lá na escola vendo seu 'lindo bebê' se apresentando, é maravilhoso.E a mesma sensação pode ser obtida por uma criança que vê sua mãe na platéia lhe aplaudindo e admirando.Mas...pensamos agora no coletivo.Será que todas as crianças, que frequentam a escola onde se comemora esta data, TEM MÃE??
Alguém aí já pensou como é que essas crianças se sentem nestas datas?
Eu,graças a Deus, tenho mãe.Mas desde criança,eu já não aprovava muito essas comemorações.Havia um garoto na minha classe,o qual havia perdido a mãe ainda muito pequeno.E eu me perguntava como estaria o coração daquele garoto vendo as outras crianças abraçando suas mães!
Na minha opinião, seria muito importante que as escolas repensassem sobre o assunto, e pra ser mais objetiva,sugiro que até ELIMINEM esta comemoração do calendário escolar,pois o que é alegria para muito,pode ser tristeza para outros.
Precisamos pensar a escola, enquanto um 'coletivo'.Não dá para generalizar e colocar todos num mesmo quadrante.A vida não é assim.Não pertencemos,,felizmente ou infelizmente a grupos iguais.Cada um de nós possui peculiaridades e particularidades, as quais DEVEM ser respeitadas.
O papel da escola, enquanto educadora, deve ser de orientar o aluno a homenagear a sua mãe nas atitudes do cotidiano,lhe obedecendo, respeitando e demonstrando o seu amor .Não necessitamos de uma data específica para percebermos o valor das nossas mães.
Outro ponto a ser ressaltado, é que o tal dia das mães, é uma data estabelecida pelos comerciantes, a fim de conseguir efetuar vendas no mês de maio.Isto é, janeiro por exemplo tem o "Ano novo".TEMOS( o comércio nos diz isto) que comprar roupa branca e viajar; fevereiro/março, temos  carnaval;abril,páscoa;maio, dia das mães;junho,dia dos namorados...e assim por diante.
Precisamos blindar nossas crianças cotra os bombardeios exagerados do consumismo e ensiná-los que o verdadeiro dia das mães, está muito além de um sapato novo ou uma apresentação na escola.
Para mim,por exemplo, 'dia das mães', é quando a Sarom me diz que me ama,sem ao menos saber falar direito.É quando a gente se encontra depois de um dia cansativo de trabalho e ela vem se encontrar comigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário